segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Balanço 2012 e os primeiros pensamentos para 2013

Estava começando a escrever este post, já com a primeira frase digitada, quando resolvi dar uma olhadinha no post do final de 2011 em que fiz um balanço do ano. Para minha surpresa, a frase era exatamente a mesma. Que legal! Foi meu primeiro pensamento. Começava assim: "Não posso reclamar de 2011".

Fato é que não posso reclamar mesmo da minha vidinha tranquila. Sou muito agradecida por isso. Apesar de algumas angústias que eventualmente surgem, os três quilos que se apegaram ao meu corpo e a indecisão sobre o que fazer no doutorado, levo uma vida pacata e feliz.

Em 2012, isso não foi diferente. Ao começar o ano, eu tinha algumas metas. Olhando-as agora, um ano depois, fico feliz de ver que consegui quase tudo que tinha planejado.

Li pelo menos um livro por mês, acho que até mais, além dos materiais de aula, que foram muitos. Fiz também um curso on-line sobre Comunicação Científica, que achei bem bom. As disciplinas do doutorado foram mais interessantes do que as realizadas durante o mestrado.

No quesito um filme por semana, creio que falhei, apesar de no último mês ter aumentado um pouco minha média. De qualquer forma, não deu para ver pelo menos 50 filmes neste ano.

Outro plano era começar o doutorado, o que era meio óbvio, uma vez que eu tinha passado na seleção. Este foi realizado completamente. Outro plano consolidado era trabalhar mais horas, coisa que também fiz.

Não confiei muito no meu desejo ao escrever uma viagem a cada dois meses, mas ele se realizou melhor do que o esperado. Intimamente queria fazer pelo menos uma viagem por mês, mas na hora em que escrevi as resoluções, acho que não quis forçar a barra. A verdade é que fiz até mais de 12 viagens, mesmo que curtas, no ano.

Janeiro - comecei o ano em Buenos Aires, passando mais alguns dias em Montevidéu, Vale dos Vinhedos e Vacaria
Montevidéu

Fevereiro - Ivinhema, com o Claudio, para passar o carnaval
Churrasco em Ivinhema

Março - viagem a trabalho ao Rio Grande do Sul, passando por Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Vacaria
Palestra sobre o Ciência sem Fronteiras

Abril - viagem a trabalho à Alemanha, com passadinha pela Bélgica. Foi uma viagem muito boa! No final do mês, passei mais dois dias a trabalho em Uberaba e Uberlândia, onde Claudio me encontrou e passamos um ótimo fim de semana junto com Érika, Gil e Antônia. Esta última acabou contando como viagem para o mês de maio
Colegas do mundo todo

Junho - viagem a trabalho a Teresópolis e outra por diversão a Campinas, para o Encontro de Vinhos e para encontrar com todos nossos amigos do mundo do vinho
Pedaço da Alemanha em Teresópolis

Julho - viagem muito agradável a Morro de São Paulo, na Bahia. E mais alguns dias em Ivinhema, onde encontrei com as sobrinhas, irmão, cunhada e mãe. Duas viagens para compensar o mês de agosto que ficou sem
Quarta Praia de Morro de São Paulo

Agosto - era para ser um mês sem viagens, mas um incidente familiar em fez passar quase 20 dias em Ivinhema, que entraram em setembro
Vida no campo

Setembro - na volta de Ivinhema fui direto para BH, de onde parti para Cordisburgo, local do casamento dos queridos Zé e Sabrina. Em setembro, haveria ainda a viagem a Inhotim com minhas amigas Ana, Neusa e Angela. Verdadeiro espetáculo a céu aberto!
Gruta de Maquiné, na bela Cordisburgo

Outubro - não havia nada programado, mas de repente surgiu uma viagem de trabalho para Recife, Natal, Belém e Manaus
 
Teatro Amazonas

Em novembro, foi um mês de receber os amigos que vieram para o aniversário do Claudio
Dezembro - para fechar o ano, três passeios. O primeiro a Volta Redonda, para o belo casamento da Cristiane e do João Marcos. Depois, nossa viagem de aniversário do Claudio a Buenos Aires. E, por fim, com três paradas, a viagem natalina: a Tremembé, Campinas e Secretário
Paella especial, em Campinas

Não sei se devo pedir o mesmo para 2013 ou apenas deixar rolar. Só sei que começo o ano com três viagens com passagens já compradas, para janeiro, fevereiro e julho. Bom, sinceramente, espero que surjam mais nove!

Estamos promovendo algumas mudanças em nossa vida já faz algumas semanas. Em 2013, espero dar continuidade a uma vida mais minimalista, sem tralhas, sem emoções desnecessárias, com muito planejamento.

A meta de um livro por mês e um filme por semana espero manter - e conseguir realizar.

Terei de qualquer jeito que pensar em meu projeto de doutorado. Ainda mais se quiser sonhar com um doutorado-sanduíche.

Em termos profissionais, a vida seguirá meio parecida, por enquanto.

Quero voltar a correr, dar mais atenção ao que como, quem sabe aprender a cozinhar um pouco mais e também, se conseguir vencer meus medos, a nadar.

Que 2013 seja espetacular para todos nós!

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...