quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Detalhes

Passam pelo menos 8 ônibus perto do alojamento. Quatro deles servem para ir para o campus. Outros 5 vão até o centro. Em todas as paradas de ônibus, é possível saber quais são as linhas que passam por ali e todos os horários. Os ônibus costumam ser bem pontuais. Quando atrasam, o atraso não passa de 2 minutos.

Nós todos compramos cartões mensais. Podemos ir e vir quantas vezes quisermos. Bem prático. E bem mais barato.

A cidade não é muito grande. Então só há um Straßenbahn, algo como um bonde moderno.

Quando apertamos o botão para descer, não é necessário correr para a porta. Dá para esperar o ônibus parar e então levantar-se para descer.

Todo o campus da universidade tem cobertura wi-fi. Funciona muito bem. Cada estudante recebe uma senha e pode usar à vontade. Tem sido de grande utilidade.

O café com leite que gosto de tomar se chama Milchkaffee. Latte machiatto é com espresso, me explicou o atendente do Café Unique, bem mais forte.

Há pouquíssimo lixo pelo chao. No geral, as regras sao respeitadas.

Algo bem alemao é o tal do depósito que se faz quando se compra uma bebida. A grande maioria é retornável. Funciona mais ou menos como no passado no Brasil, quando nossos pais pagavam também pelo casco, pela garrafa. Na hora de comprar uma nova bebida, levava-se o casco para pagar apenas o conteúdo.

Uma garrafa de água, por exemplo, custa 19 centavos de euro, o pfand, como se chama o depósito/casco custa 25 centavos de euro. Vale a pena prestar a atencao a esses pequenos detalhes. Normalmente, onde essas bebidas sao vendidas, há uma máquina onde se pode depositar as garrafas para receber o dinheiro de volta.

A máquina para comprar bebidas e outra para devolver a garrafa.

Existe algo semelhante para o copos de café também.

Na Mensa, o restaurante universitário, existe uma pia onde se pode pegar água para acompanhar a refeicao. Assim, näo é necessário comprar uma bebida.


Näo sei se eu já havia escrito isso, mas em toda sala de aula há uma pia para o professor molhar a esponja com a qual apagará o quadro. Também para limpar as maos depois de passar a aula toda escrevendo no quadro com giz. A maioria das salas já tem quadro branco.


Normalmente, eu sou a primeira a chegar de manha...

Nenhum comentário:

Piscamos e já estamos em março!

Em dezembro, no começo do mês, eu comecei um post que nunca publiquei. Fiquei com pena de apagar. Entao começo este post com estes três pará...